quinta-feira, 7 de março de 2013



O presente artigo está publicado no livro " A morte e suas implicações para a Vida" - lançado em dezembro de 2012 - organizado por Aroldo Escudeiro.

Para aquisição de exemplares entre em contato pelo e-mail dorita@percepto.org

ESPIRITUALIDADE NO CONTEXTO HOSPITALAR: UMA


ABORDAGEM MULTIPROFISSIONAL



[1]Dorita Krieger


Não há necessidade de temer a morte. Não é o fim do corpo físico que deveria preocupar-nos. Antes, nossa preocupação deveria ser a de viver, enquanto estamos vivos, para liberar nosso eu interior da morte espiritual que corresponde a vivermos por trás de uma fachada que se destina a conformar-nos a definições externas de quem e o que somos.


(Elisabeth Kübler-Ross)


RESUMO

Neste mundo excessivamente competitivo em que vivemos, com diversos conflitos de ordem social, religiosa e ética, o ser humano procura um sentido para a sua vida. A busca espiritual vem se tornando cada vez mais um caminho de descobertas, de significados para a existência humana na terra. Seguindo esse anseio por alguma razão para a vida além da matéria, faz-se cada vez mais necessário que o cuidado espiritual seja incluído também na rotina dos profissionais de saúde, principalmente no contexto hospitalar, dentro de uma abordagem multiprofissional que envolva enfermeiros, médicos, psicólogos e demais profissionais. Este artigo apresenta os movimentos realizados na área da saúde para alcançar um atendimento à pessoa hospitalizada que inclua o cuidado espiritual. Aponta estudos que evidenciam os benefícios da espiritualidade na qualidade de vida, tendo como base o paradigma holístico, em que o paciente é visto como um ser biopsicossocial e espiritual. Faz também uma distinção entre espiritualidade e religiosidade.


Palavras-chave: Espiritualidade. Religiosidade. Profissionais da Saúde. Hospital.


[1] Psicóloga, Professora, Formação em Tanatologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário