quinta-feira, 28 de março de 2013


LUTO E DATAS COMEMORATIVAS




“O trabalho do luto é o processo de aprendizagem pelo qual cada mudança resultante é progressivamente compreendida (tornada real) e é estabelecido um novo conjunto de concepções sobre o mundo. Ninguém absorve de uma só vez a realidade de um evento tão importante como um luto”.   Collin Murray Parkes

 

São vários os fatores que determinam o tempo de duração e a intensidade do luto:
  •   O VÍNCULO QUE HAVIA COM A PESSOA FALECIDA;
  •   COMO A MORTE OCORREU;
  •    AS CARACTERÍSTICAS DE PERSONALIDADE DA PESSOA ENLUTADA;
  •   AS CRENÇAS E A FILOSOFIA DE VIDA;
  •   A REDE DE APOIO.
É importantíssimo para o bem-estar físico, psicológico e espiritual da pessoa que está passando pelo processo de luto a expressão do que está sentindo nesse período, que pode ser raiva, saudade, culpa, revolta, insegurança.  O choro pode ser um bom meio para aliviar a dor, pois é preciso que a pessoa enlutada se sinta autorizada a manifestar seu pesar, seu sofrimento diante de uma perda significativa. As habituais frases, como - isso vai passar, não chore, você precisa ser forte, ele ou ela não gostaria de te ver assim - querem transmitir algum consolo, mas nem sempre surtem esse efeito, pois a expressão da dor também é subjetiva, particular e deve ser respeitada.
É inevitável lembrar a pessoa querida que morreu nas datas comemorativas como natal, páscoa, aniversário, dia dos pais, etc. e é nesses momentos que se faz necessário maior apoio das pessoas mais próximas, dos amigos, dos grupos sociais e também dos grupos de apoio aos enlutados. Permitir a manifestação da saudade, da tristeza pela separação muitas vezes precoce e inesperada é totalmente aceitável no processo de vivência do luto e as datas comemorativas acentuam as emoções e aproximam o enlutado das lembranças e dos momentos vividos com a pessoa que morreu.
Para tanto é aconselhável respeitar o tempo do luto para que haja entendimento, resoluções internas e aceitação do ocorrido, pois é um período caracterizado por várias fases, que, vividas de maneira respeitosa e pacienciosa, pode resultar em aprendizados para a vida. Para isso é preciso ter consciência de que o tempo irá passar,porém o luto será vivido e o amor, o carinho e as lembranças permanecerão.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário