terça-feira, 14 de outubro de 2014



As Tarefas do Luto - Elaborar a Dor da Perda








"Se é necessário para a pessoa enlutada passar pela dor do luto para que este se resolva, então pode-se esperar que qualquer coisa que continuamente permita que a pessoa evita ou suprima esta dor, vá prolongar o tempo do luto" (Parkes, 1972, p.173)


Esta tarefa do luto consiste em viver a dor da ausência da pessoa querida que morreu. A dor causada pela perda é subjetiva, particular, pertence a cada pessoa, sentimos e vivenciamos a dor de diferentes maneiras e em conformidade com nossa história de perdas e o grau da relação com a pessoa que morreu.

Infelizmente nossa sociedade não entende o processo de morte como algo natural e inerente ao ser humano, muitas vezes a dor e sua manifestação são rechaçadas, a dor é interpretada como um sentimento de autopiedade por parte de quem está sofrendo.

A negação desta etapa do luto é não sentir, são evitados pensamentos dolorosos. Situações que colocam a pessoa diante da realidade da perda também são evitadas. Algumas pessoas que têm dificuldade em acolher sua dor tentam encontrar uma cura geográfica, elas viajam de um local para outro para encontrar algum alívio de suas emoções, sem êxito.

Caso essa tarefa não seja adequadamente vivida, certamente haverá necessidade em elaborar a dor da perda da pessoa querida em terapia, um processo bem mais delicado e complexo que exige muito comprometimento da pessoa que busca a terapia, pois muitas vezes esse quadro de embotamento da dor pode evoluir para a depressão.

Viver o período de luto na sua plenitude, sem medo, sem  receio da cobrança por melhoras imediatas, impostas pela sociedade e ter o apoio das relações familiares e dos amigos mais próximos é essencial para elaborar a dor da perda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário